quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Conclusão



Como se tornou perceptivel ao longo deste trabalho o Sindrome de Sjögren é uma doença auto-imune. Auto-imunidade é a falha numa divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto-tolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo. Qualquer doença que resulte deste tipo de resposta é chamada de doença auto-imune.


O Síndrome de Sjögren afecta cerca de 1-4 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Calcula-se que a doença afecte aproximadamente 0,2% da população mundial. A maior parte das pessoas possui mais de 40 anos de idade no momento do diagnóstico. As mulheres possuem nove vezes mais hipóteses de desenvolver a síndrome, em comparação com homens.


Uma vez que trata de uma doença relativamente rara e com difícil tratamento, o paciente desta síndrome acaba por sofrer danos profundos tanto a nivel psicológico como a nivel físico.

A pesquisa deste tema acabou por se demonstrar uma mais-valia para os conhecimentos gerais dos elementos do grupo e a uma consequente sensibilização face aos pacientes deste sindrome. Além dos conhecimentos adquiridos foi também relevante a percepção da importância do médico dentista, que usualmente é encarado como apenas um profissional que trata dos dentes mas que acaba por ter um papel relevante no diagnóstico precoce de diversas doenças.

Sem comentários:

Enviar um comentário