quarta-feira, 14 de Janeiro de 2009

Técnicas de diagnóstico

video

O diagnóstico e tratamento são muito importantes de maneira a prevenir futuras complicações. Os sintomas do Sindrome de Sjögren podem ser confundidos com sintomas de outras doenças nomeadamente lupus, artrite reumatoide, fibromalgia, sindrome de fatiga cronica e esclerose multipla. Além disso, a secura caracteristica desta doença pode manifestar-se devido a um efeito secundário de um medicamento - como por exemplo anti-depressivos ou medicação de tensão alta.

Uma vez que nem todos os sintomas se manifestam ao mesmo tempo e uma vez que este sindrome pode envolver numerosos sistemas do corpo humano é usual médicos e dentistas tratarem cada um dos sintomas individualmente nao reconhecendo a presença de uma doença sistémica. Em média apenas após seis anos é possivel o diagnóstico correcto com base nos numerosos sintomas. Os reumatologistas têm a responsabilidade primária para o diagnóstico e tratamento do Sindrome de Sjögren.

Quando há suspeita da presença do Sindrome de Sjögren, o médico deve requisitar uma séria de testes sanguineos, como por exemplo:


· ANA (Anti-Nuclear Antibody) - ANAs são um grupo de anticorpos que vão reagir contra os componentes normais dos nucleos celulares. Cerca de 70% dos pacientes têm um resultado possitivo neste teste.


· SSA and SSB - Os anticorpos SSA (ou RO) e SSB (ou LA) são muitas vezes encontrados nos pacientes que sofrem de Sindrome de Sjögren; 70% dos pacientes são positivos para SSA e 40% são positivos para SSB.


· RF (Rheumatoid Factor) - Este teste é indicative de uma doença reumática. Nos pacientes que sofrem do sindrome 60-70% são positivos para RF.


· ESR (Erythrocyte Sedimentation Rate) - Este teste mede inflamação. Um valor elevado de ESR pode indicar uma disfunção inflamatória, incluindo o Sindrome de Sjögren.


· IGs (Immunoglobulins) - Estes testes são testes normais de proteinas no sangue. Usualmente os resultados são elevados nos doentes deste sindrome.

O médico deve também encaminhar o doente para um oftalmotologista para a realização de mais testes e para um dentista para procedimentos adicionais.
Os testes oftalmologicos incluem:


· Schirmer Test - Mede a produção de lágrimas.


· Rose Bengal and Lissamine Green - Usa um corante de maneira a observer celulas anormais na superficie do olho.


· Slit-Lamp Exam - Indica o volume das lagrimas ao aumentar o olho e observá-lo no seu estado de repouso.


Os testes dentários incluem:
· Parotid Gland Flow - Mede a quantidade de saliva produzida num certo period de tempo.


· Salivary Scintigraphy - Mede o funcionamento das glandulas salivares.


· Sialography - Consiste num raio-x ao sistema de canais salivares. Lip BiopsyÉ usado para confirmar a infiltração de linfócitos nas glandulas salivares menores.

Sem comentários:

Enviar um comentário