quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O que é a síndrome de Sjögren





A síndrome de Sjögren é uma doença auto-imune, crónica e inflamatória em que o sistema imunitário do indivíduo ataca as glândulas produtoras de humidade do próprio indivíduo, diminuindo significativamente a quantidade e qualidade da saliva e de lágrimas. Esta doença foi inicialmente identificada pelo médico sueco Henrik Sjögren, em 1933.




.
Apesar dos sintomas principais sejam a boca e os olhos secos, Sjögren pode também causar disfunção de outros órgãos – rins, sistema gastrointestinal, vasos sanguíneos, pulmões, pâncreas, e o sistema nervoso. Os pacientes podem experimentar fadiga extrema e dores nas articulações e estar sujeitos a um maior risco de linfoma. A síndrome de Sjögren é uma das doenças auto-imunes mais prevalentes, atingindo cerca de 4.000.000 americanos. Nove em cada dez são mulheres.



.
Metade das vezes a síndrome de Sjögren ocorre sozinha, a outra metade ocorre na presença de outra doença como artrite reumatóide, lúpus ou esclerodema. Quando ocorre sozinha é designada de “síndrome de Sjögren primário”. No outro caso referido, é designado de “síndrome de Sjögren secundário”.
Todas as fases da síndrome de Sjögren são sistémicas, afectando todo o corpo. Os sintomas podem manter-se constantes, piorar, ou, não muito comum, entrar em remissão. Enquanto algumas pessoas experienciam apenas algum desconforto, outras sofrem de sintomas debilitantes que as tornam incapazes de se manterem funcionais.
O diagnóstico precoce e o tratamento apropriado são muito importantes – eles podem prevenir sérias complicações da doença e melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas.



Sem comentários:

Enviar um comentário